Praia Branca apresenta uma grande diversidade de opcões para quem procura ação e aventura, seja no mar, ou no interior das matas do Parque Estadual Serra do Guararu (Atual Nome da Região).
Pelas características montanhosas, é conhecida internacionalmente como ” O Rabo do Dragão “, sediando importantes e marcantes histórias da época do descobrimento.
No extremo norte da Ilha, a Praia Branca, é tido como um dos melhores locais do Litoral Paulista para a prática do Surf.
Alguns Secrets de Surf, estão disponiveis no local, sendo um dos points mais selvagens da Ilha de Santo Amaro (Guarujá- SP).
A rica fauna e flora marinha ao redor do arquipélago, propicia belos visuais para quem curte o mergulho e o Alto Astral de um paraiso.
Os amantes da pesca esportiva, encontram na região um dos maiores pesqueiros de peixe de oceano. A Ilha é procurada também, por pescadores de costeira e praia.
Praia Branca preserva uma uma boa área de floresta de mata atlântica, cachoeira aonde podem ser praticados esportes radicais como o ” Rapel ” e são alcançadas pelas trilhas existentes no local.